5 motivos para ter um sistema de Gestão de Pátios

Com o avanço das novas tecnologias, as empresas têm se perguntado: “Como posso produzir de maneira mais eficiente, inteligente e rápida?”. Isso vem acontecendo também nas indústrias com pátios e centros de distribuição.

O pátio de uma empresa, é um local que sempre foi deixado de lado. As empresas se preocuparam em otimizar os armazéns (WMS), o transporte (TMS), mas se esqueceram de ver o potencial de otimização de um pátio.

É comum num pátio de uma grande indústria você ver caminhões com produtos congelados parado há horas no estacionamento. Veículos que deveriam estar sendo carregados perdidos. Filas em uma doca específica, mas outra doca vazia.

 logpyx GIF

Por esses, e vários outros motivos, várias companhias estão adotando um sistema de Gestão de Pátios – Yard Management System (YMS).

Nesse blog, irei te contar alguns motivos para você adotar um sistema desse para sua empresa também.

1-Melhoria dos processos

A solução de Gestão de Pátios, automatiza várias etapas do processo logístico interno. Evita que haja necessidade de ações manuais em aberturas de portões, entrada e saída de docas.

2-Visibilidade

Uma dos pontos positivos de um YMS, é a visibilidade dos veículos em tempo real. É possível saber, onde os veículos estão passando, se estão andando ou parados, em qual doca entraram…

3-Redução de custos

A automação otimiza os tempos totais de entrada e saída dos veículos da planta, evitando custos com multas de estadia (Lei 13.103/15).

Além disso, evita atrasos em entregas, e perda de produtos.

4-Análise do transporte

É possível, pelo sistema, receber informações sobre a transportadora, o motorista, o que ele está carregando… Isso traz segurança e evita que hajam erros, como por exemplo enviar um caminhão carregando produtos X para uma doca que descarrega produtos Y.

5-Velocidade

Com a visibilidade, em tempo real, e o acesso a gráficos e outros dados e informações do pátio, os gestores conseguem reduzir o tempo de permanência dos veículos, otimizar o carregamento e descarregamento, reduzir gargalos na planta. logpyx GIF

A indústria 4.0 trouxe vários avanços para a Gestão de Pátios. Não é mais necessário o uso de pranchetas, planilhas e sistemas manuais, que servem muitas vezes para deixar tudo muito mais confuso.

E já que você leu sobre alguns motivos para se ter um YMS, que tal conhecer um sistema completo, e todas suas funcionalidades? Entre em contato com a gente que te fazemos uma apresentação!

2017-10-05T12:13:20+00:00